quarta-feira, 30 de março de 2011

Cerejeiras doadas pelo Japão aos EUA irão ajudar vítimas de tremor



Cerejeiras dadas pelo Japão há quase um século à cidade de Washington irão ajudar a obter recursos para socorrer o Japão --devastado por um tremor de terra ocorrido no dia 11 deste mês-- devido a um festival realizado anualmente, durante a época da florada das árvores.

A entrada para o festival -- que ocorre no dia 9 de abril, com participação de grupos de arte do Japão-- foi fixada em US$ 5.

"Uma parte dos preços do ingresso será revertida ao resgate das vítimas, e convidaremos também o público a fazer doações", informou John Malott, presidente da Japan-America Society, que organiza há 50 anos o festival, que dura apenas um dia.

"A expectativa para este ano é de 80 mil visitantes", acrescentou Malott.

Em 1912, o prefeito de Tóquio ofereceu, em sinal de amizade aos Estados Unidos, 3.000 cerejeiras que, a cada ano, apresentam um "espetáculo" durante a primavera, atraindo um milhão de visitantes ao longo do rio Potomac e de lagos que enfeitam Washington.

Oitenta das cerejeiras são originais. As 2920 árvores restantes foram substituídas ao longo dos anos.

Neste ano, as manifestações, espetáculos e visitas foram organizadas no período do desabrochar das flores brancas e rosas, entre os dias 26 de março e 10 de abril, com a florada antecipada em relação ao ano passado.


Notícia da Folha.com . Foto de Jewel Samad, para a AFP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário